quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MODELO HIERARQUICO




MODELO HIERÁRQUICO:
 Dados neste tipo de banco de dados estão hierarquicamente estruturados e é tipicamente diagramado como uma árvore invertida. Uma única tabela no banco de dados funciona como a "raiz" da árvore invertida e as  outras tabelas atuam como os ramos que fluem a partir da raiz.Um agente reserva diversos artistas, e cada artista tem sua própria programação. 
Um agente também mantém um número de clientes cujas necessidades de entretenimento são atendidas pelo agente. Um cliente reserva compromissos por meio do agente e faz os pagamentos ao agente por seus serviços. Banco de Dados – 3http://erinaldosn. wordpress.com. Uma relação num banco de dados hierárquico é representada pelo termo pai/filho. Neste tipo de relação, uma tabela pai pode ser associada com um ou mais tabelas filho, mas uma única tabela filho pode ser associada com apenas uma tabela pai. Estas tabelas são explicitamente ligadas através de um ponteiro ou pela disposição física dos registros dentro das tabelas. Um usuário acessa os dados dentro deste modelo, iniciando da tabela de raiz e trabalhando para baixo através da árvore para os dados de destino. Este método de acesso requer que o utilizador esteja muito familiarizado com a estrutura do banco de dados.
Uma vantagem de usar um banco de dados hierárquico é que um usuário pode obter dados muito rapidamente, porque existem ligações explícitas entre as estruturas de tabelas. Outra vantagem é que a integridade referencial é construída e automaticamente executada. Isso garante que um registro em uma tabela filho deve ser ligado a um registro existente em uma tabela pai, e que um registro excluído na tabela pai fará com que todos os registros associados na tabela filho para ser excluído. Em um banco de dados hierárquico ocorre problema quando um usuário precisa armazenar um registro em uma tabela filho que está alheio a qualquer registro em uma tabela pai. Por exemplo, um usuário não pode cadastrar um novo artista na tabela.Artistas até que o artista seja atribuído a um agente na tabela AGENTES. No entanto, na vida real, artistas comumente se inscrevem com a agência muito antes deles serem atribuídos a agentes específicos. Este cenário é difícil de modelar em um banco de dados hierárquico.Este tipo de banco de dados não pode suportar relacionamentos complexos, e há muitas vezes problema com dados redundantes. No Modelo de Dados Hierárquico, os registros são organizados como coleções de árvores, diferentemente do Modelo de Dados Rede que são representados com gráficos arbitrários, entretanto podemos dizer que a estrutura dos dois modelos é semelhante.
Um Diagrama de Estrutura de Árvore é o esquema para um banco de dados hierárquico. Este diagrama tem a mesma utilidade de um diagrama Entidade e Relacionamento, ou seja, ele especifica toda a estrutura lógica de um banco de dados.
Suas principais características são:
· Acesso aos dados se faz percorrendo as hierarquias, desde a raiz até os nodos que contém o registro pretendido;
· Grande desempenho no acesso sequencial de informações e a navegação na busca de dados é cima/baixo, esquerdo-direita;
· Limitações ao nível do acesso aleatório aos dados;
· Registro pai e registro filho têm relacionamento 1:N;
·Manipulação de dados do tipo record-oriented, isto é, qualquer acesso à base de dados envolve apenas um registro de cada vez (insere, altera, consulta ou remove um registro de cada vez).

Nenhum comentário:

Postar um comentário